Latinoware – Foz do Iguaçu

Seguindo a maratona fora de casa, cheguei de São Paulo num dia e no outro dia cedo, pé na estrada, desta vez de carro. Na companhia do meu amigo André Franciosi, dirigimos 995,5 km de Porto Alegre até Foz do Iguaçu, numa mega indiada abaixo de chuva torrencial. Nunca tinha visto tanta água na vida. O que era pra ser feito em 12 horas, fizemos em 15. Estradas indecentes, típicas do padrão brasileiro de infra-estrutura. Onde é menos ruim, tem pedágio, e caro! Após a mega chuva, a natureza sempre presenteia com um belo espetáculo:

Arco-iris Arco-iris

No dia seguinte, fomos visitar as magníficas Cataratas do Iguaçu. Sem palavras, um dos maiores espetáculos da natureza. 275 quedas formando um dos cenários mais deslumbrantes do mundo. Não é à toa que recebe milhares de turistas do mundo inteiro anualmente. No último agosto eu estive visitando as Niagara Falls, nos Estados Unidos / Canadá. Para os americanos é a maior maravilha da natureza. Hahah, pobres americanos… Melhor conferir através das fotos:

Cataratas Cataratas Cataratas Cataratas
clique sobre as fotos para ver toda a galeria

No próximo dia foi a vez de visitar o Paraguai. Fazia uns 15 anos que eu não ia lá. Continua a mesma sujeira e terra sem dono de sempre. Ciudad del Este é uma bagunça generalizada, máfia forte, embora muito menor em comércio do que antigamente. Não se vê mais tantos sacoleiros quanto no auge dos anos 90. Impressionante a quantidade de chineses e árabes, que na verdade são os donos de tudo. Muita falsificação na área, então estava difícil de comprar. Comprei um GPS bacana da Garmin apenas. Valeu a pena, 1/5 do preço no Brasil e o troço é muito show.

Na terça-feira começou o Latinoware, que foi sediado pela Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. O evento foi apenas dois dias, porém com bastante palestra interessante. Fomos mais para reforçar o networking e rever vários amigos. Como típico de qualquer grande evento, fizemos muitos contatos bem importantes.

Itaipu Como não podia ser diferente, aproveitei a estada lá para fazer uma visita interna na usina. NOOOOOOOSSSSAA!!!! A coisa é impressionantemente grande! Sempre fui fascinado por esse projeto, que é um dos maiores feitos da engenharia mundial. Agora que conheci de perto, por dentro e por fora, é mais fascinante ainda. Confiram nas fotos da galeria, vale a pena.