A 10a edição do Fórum Internacional de Software Livre aconteceu em Porto Alegre entre os dias 24 e 27 de junho. O evento mais uma vez foi um grande sucesso, contando a participação de mais de 8000 pessoas e a presença do Presidente Lula, que fez um discurso muito favorável ao tema. Não vou falar sobre isso porque a imprensa já está falando bastante.
A Propus, em parceria com a DigiVoice, esteve presente no evento como patrocinador prata. O estande esteve bastante movimentado durante os quatro dias do evento.
No sábado 27 às 17h00 apresentei a palestra “VoIP e mitos: por que a voz picota, atrasa… QoS e seus desafios“, que abordou forte os conceitos de QoS (qualidade de serviço), quando ele deve (ou não) ser utilizado nas redes e quais as suas implicações.
Abaixo estão os slides para serem vistos direto pelo site, através do SlideShare. Deixo disponível também a versão dos slides em PDF.
Procurei ser bastante teórico na palestra, pois ao longo dos anos trabalhando com tecnologia, tenho percebido que a maioria dos problemas que as pessoas enfrentam nas implementações, especialmente de telefonia digital, são por falta de teoria, erros básicos de conceito, etc.
Infelizmente, os 50 minutos que o evento disponibiliza voaram em instantes e nem houve tempo para abrir para perguntas, o que me entristece, pois percebi que muitas pessoas tinham perguntas para fazer. O assunto é de fato bastante extenso e é normal que as pessoas tenham dúvidas e mais dúvidas. Eu mesmo, que já venho trabalhando com QoS há muitos anos, volta-e-meia fico bastante perdido em alguma implementação.
Conversando com meu amigo Armando, da DigiVoice, vamos tentar fazer uma sequência de palestras, especialmente teóricas, sobre VoIP (transcorrendo também por redes). A nossa ideia é difundir mais os conceitos por trás dessa grande tecnologia, que muitas vezes acaba frustrando muita gente pois tem sido demasiadamente mal implementada.
Como de praxe, fiz muitas fotos durantes todos os dias do evento. Durante os próximos dias estarei imerso no trabalho de “pós-processamento” delas, selecionando o que presta e editando cada uma. As melhores vão para o meu Flickr e os álbuns completos para o Gallery. Fique de olho. 😉