No post anterior eu comentei que a distância entre São Paulo e Hong Kong era de 12.600 km, conforme eu havia medido no Google Earth 6.0.1.2032 (versão mais recente). Confesso que fiquei achando isso muito estranho, pois me parecia ser bem mais, mas não me passou pela cabeça desconfiar do software, pois eu já tinha usado esse recurso milhares de vezes antes e funcionava perfeitamente.
Hoje resolvi fazer um cross check usando outra ferramenta para medir e cheguei a um valor maior que 18.000 km, que é a distância de fato. Busquei um pouco na Internet e achei alguns posts sobre isso, inclusive um comentando que os desenvolvedores do Google Earth já foram notificados do problema. O problema só afeta o Google Earth 6, e só a ferramenta line ruler. A ferramenta vizinha path ruler funciona normalmente.
Desprezando o fato de que a Terra não é uma esfera perfeita e sim um pouco elíptica, a distância máxima entre quaisquer dois pontos é de 10.800 milhas náuticas (20.001,6 km). Ou seja, essa é a distância entre qualquer ponto e sua antípoda. O Google Earth 6 está calculando essa mesma distância na casa dos 12.736 km, muito próximo do diâmetro do planeta. Isso me sugere, que o medidor está medindo através do planeta, e não ao redor do mesmo, considerando o nível médio do mar.
O que me assusta nesse tipo de erro é que cada mais gente está usando o Google Earth para diversas coisas que necessitam um bom auxílio geográfico. Isso inclui planejamento de navegação aérea. Eu mesmo já fiz planejamento de navegação usando precisamente esse recurso bugado. Em navegações curtas, a diferença é desprezível, mas em uma navegação um pouco maior, pode ser a diferença entre você chegar ou não no destino, pois esse erro afetaria diretamente o cálculo de combustível necessário para o voo. Obviamente companhias aéreas e pilotos mais profissionais utilizam softwares muito mais sofisticados para tal tarefa. Mas eu aposto uma cerveja com qualquer um como deve ter muito piloto por aí, até voando aeronaves rápidas, usando Google Earth para planejamento, porque o negócio é muito prático. Abra o olho!
Eu já retifiquei o post anterior. A distância entre os aeroportos de Guarulhos (SBPA) e Hong Kong (VHHH) é de 18.056 km. Nenhum avião comercial é capaz de voar tão longe. O avião comercial com a maior autonomia certificada é o Boeing 777-200 LR (longer range), com 17.370 km. Considerando aerovias, permissões de sobrevoo, etc, a distância de fato do voo seria maior ainda.
Fonte: Great Circle Mapper
Estes são os trechos que vamos fazer semana que vem. Somando os três trechos, dá 18.987 km.
Agora a conta está certa. 🙂