Nossa missão para sexta-feira era ir para a sede mundial do Google para uma pequena conferência do Ubuntu. O endereço oficial do Google é 1600 Amphitheatre Parkway, que fica há poucos minutos do hotel que estávamos. Pegamos as direções na recepção do hotel e chegamos facilmente no lugar.
A primeira impressão naturalmente foi o tamanho do negócio. São mais de 40 prédios espalhados por toda a redondeza. Pelo o que andamos por perto de carro, imagino que pelo menos uma dezena de quarteirões daquela redondeza é do Google.
Como já foi abordado em muitas reportagens mundo afora, a sede da empresa é um ambiente muito descontraído, sempre focando no bem estar das pessoas para incentivar a produção. Mas não pense que é moleza. A pressão é enorme e o fator motivação é muito importante, sem dúvida.
Nosso destino era o prédio 40, onde tem uma estrutura bem interessante de treinamento. Consegui tirar algumas fotos por onde passamos. Como o Google Campus, ou Googleplex, como eles chamam, é gigante, jamais eu teria condições de tirar fotos de tudo. O que está na galeria deve ser apenas 1% de todo o complexo, mas já dá para ter uma idéia do ambiente bacana.
Chegando no lobby do prédio 40, a primeira coisa que me chamou a atenção foi uma tela projetada com as buscas que estão sendo feitas no site em tempo real, mostrada na foto ao lado. Como devem ser milhões de consultas por segundo, eles selecionam apenas uma por segundo para ficar mostrando. Nada muito útil, mas é bem curioso ficar observando o que as pessoas estão procurando em tempo real.
A conferência começou às 9h00 conforme estava combinado, com uma apresentação sobre o estado do projeto. Como o público era genérico, as apresentações não foram muito técnicas. Na verdade, o evento foi bem informal e foi organizado bem rápido para aproveitar as pessoas que estariam em San Francisco para a LinuxWorld. Um site da conferência foi criado com a programação e alguns dados gerais. Eu fiz algumas fotos do auditório, que dá para ter uma idéia de como era o evento. Abaixo está foto com todo o pessoal, tomada por alguém que não lembro o nome.
Fomos muito bem recebidos pelo Google com um belo café da manhã, com uma variedade grande de sucos, frutas e outras porcarias. Ao meio-dia foi servido um belo almoço com frango grelhado, salmão, massa com champignon, saladas, arroz, etc. À tarde, o coffee-break também não deixou a desejar.
Após a última apresentação no auditório, saímos do prédio 40 e vimos que estava acontecendo uma atividade de confraternização, coisa que deve acontecer em todo final de sexta-feira, imagino. Nas fotos da sede dá para ver mais ou menos como era. Tinha uma bandinha, provavelmente de empregados da empresa, tocando um rock moderno, com duas meninas lindas orientais cantando. No meio da galera, um belo banquete para deixar todo mundo alimentado e feliz. 🙂
Fomos jantar nesse dia num restaurante de frutos do mar no centro de Mountain View. Estávamos analisando o cardápio quando percebi o sotaque do garçom muito familiar. Perguntei da onde ele era, e como eu já podia imaginar, era brasileiro, de Curitiba. Incrível como há brasileiros por todo lado aqui. Comemos uma excelente comida com uma boa caipirinha. Estávamos no restaurante Jim McQuillan, Jim Glutting, ambos americanos, Anselm, que é alemão, e eu.
Após, fomos ao cinema assistir Snakes on a plane, que estava estreando aqui. Se não me engano, o nome do filme no Brasil é “Serpentes a bordo”. O filme é completamente idiota, mas é muito engraçado. Rimos do início ao fim com a cobras aterrorizando os passageiros do 747-400 que voava de Honolulu para Los Angeles. Se você não tem nada o que fazer, vá assistir e divirta-se.
O segundo dia da conferência não teve nada de novidades. A primeira apresentação foi às 9h30 e o evento terminou ao meio-dia. Falou-se bastante sobre o modelo de negócios da Canonical, empresa que mantém o Ubuntu. Pelo o que disseram aqui, a Canonical está entrando no mercado com força e ganhando espaço muito rápido, porque já abriu com um belo aporte financeiro e com uma estratégia agressiva. A Canonical já está pronta para fornecer suporte 24×7 em servidores Ubuntu nos EUA, Canadá e alguns países da Europa, o que é bem interessante.