Pelo Peru, finalmente

Depois de adiar algumas vezes, finalmente estou agora escrevendo do Majestoso Peru. Minha namorada Tatiana e eu fomos convidados para palestrar na 16ª edição do CONEIS (Congreso Nacional de Estudiantes de Ingeniería, Informática y Sistemas), que aconteceu em Lima, capital do Peru, nesta semana do dia 11 de agosto de 2008. O convite veio por intermédio do amigo peruano Daniel Yucra, que conheci em 2005 em um evento no Recife – PE.

A viagem foi mega correria. Minha irmã Liziane se graduou em Administração de Empresas e a festa de formatura foi um dia antes desta viagem. Sexta-feira à noite fui a Rio Grande de carro (310 km) para a formatura. Domingo saí de lá antes do almoço de regresso a Porto Alegre, de onde eu peguei o voo às 19h20 para São Paulo. A ideia era chegar em casa até umas 16h30 para dar tempo de fazer a mala com calma e organizar as coisas. Resulta que peguei trânsito na volta e cheguei em casa beirando 18h00. Em 20 minutos “organizei� tudo e me toquei pro aeroporto. A fila da Tam, pra variar, estava quilométrica. Pelo menos para algo serve ter cartão fidelidade vermelho, pois a fila é separada e raramente há alguém nela. Fui o último embarcar e o voo saiu exatamente no horário. Se eu tivesse chegado com folga no aeroporto, certamente o voo teria atrasado. Lei de Murphy.

Chegando no aeroporto em Guarulhos, fiz a declaração de saída temporária de bens na Receita Federal. Meu laptop já não precisa mais disso, pois está bem arranhado e com mais de dois anos no pau. Declarei a câmera, as lentes e o flash. Pra quem porta câmera fotográfica amadora (das pequenas), a Receita não exige mais declaração. Daí, fui para o hotel onde Tatiana já estava me esperando. Sono rápido, pois 6h00 da manhã já partimos de volta pro aeroporto. O voo para Lima estava marcado para às 8h25.

Los Andes
Los Andes

Nosso voo foi comprado na Tam, mas foi operado pela LAN Peru. Check in muito eficiente e tudo no horário. Voamos num Airbus A319 configurado em uma classe apenas. Me impressionou o conforto a bordo, especialmente em dias que as companhias estão transformando os aviões em ônibus apertados. O espaço entre as poltronas é excelente (e eu tenho 1,87m) e os assentos todos de couro. Eu já tinha voado essa rota São Paulo – Lima em 2006, indo para a Costa Rica. Foi o voo mais lindo que fiz na vida, e já sabia o que nos esperava. Sobrevoar a Cordilheira dos Andes é majestoso. Alguns picos chegam a uns 6 mil metros. Considerando que voamos a 34.000 pés (10.363 metros), a sensação que se tem é de estar voando muito baixo. Me impressionou ver o Lago Titicaca, fronteira Peru – Bolívia, com tão pouca água. Da outra vez fiz esse voo em fevereiro e ele estava muito cheio.

Como já era de se esperar nesta época, Lima estava com céu bem fechado. Quando se está voando pra Lima, a descida começa praticamente sobre Lima, pois a cordilheira vai muito alta até o Oceano Pacífico. Praticamente a gente despencou de 34 mil pés para a aproximação fazendo um grande círculo sobre o oceano até entrar na final da pista 15, dotada de ILS (pouso por instrumentos). Pousamos 15 minutos antes do previsto, após 4h40min de viagem. A primeira coisa que me chamou a atenção é que não foi usado reversores para desacelerar. Vários aeroportos no mundo estão proibindo o uso de reverso por causa do barulho. Claro que, isso é um luxo para aeroportos com pistas longas. Lima tem apenas uma pista, mas com 3500 metros e está 34 metros acima do nível do mar.

A imigração foi bastante rápida. Pegamos a bagagem, passamos tranquilo na aduana e ligamos para Daniel, que estaria nos esperando aí. Ele recém tinha aterrissado também, vindo de Cusco. Nos encontramos alguns minutos mais tarde e aguardamos o pessoal da organização do evento, que veio nos buscar de van. Em seguida chegou Stefani, da organização do evento, para nos buscar. Gente finíssima, boa anfitriã. Nos levaram direto para o hotel.

Ficamos hospedados no Hotel Suites Eucalipitus, melhor localização impossível, bem no coração de Miraflores, bairro mais famoso de Lima. Miraflores é um bairro bastante sofisticado, muito turístico, com centenas de lojas, restaurantes, bares e tudo mais para atrair visitantes. Veja no Google Maps onde ficamos.

Escrevo na sequência falando sobre o evento e o resto da viagem. Com o tempo, vou postando algumas fotos.

Saludos!